sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

“A língua”...DERRUBANDO GIGANTES INTRERIORES


 Na semana passada começamos uma série de estudos e orações, com o objetivo de identificar alguns pontos a trabalhar em nós mesmos. Com o título “Derrubando gigantes interiores”, estes estudos visam apenas alertar para a necessidade que cada um tem consigo mesmo em se conhecer e avaliar. Vale a pena adquirir o saudável hábito que nos aconselha o apóstolo Paulo “examine-se o homem a si mesmo...”. A contemplação é um hábito pouco praticado pelos ocidentais, e isto não facilita este exame tão necessário. Antes, porém, nos achamos aptos a avaliar a vida do próximo, o que é um erro grotesco.

A natureza humana é composta por muitos fatores que trazem influencia negativa ou positiva, dependendo da estrutura de formação. O “Eu” somado a todos os ISMOS foi identificado como o primeiro gigante a ser dominado, pois na verdade, nós podemos ser o nosso melhor amigo ou o nosso pior inimigo. Depende muito do bem que queremos ao homem interior que possuímos.


Partindo do princípio de que, a boca fala do que o coração está cheio, chegamos a conclusão do segundo gigante que devemos controlar. A “língua” é muito íntima do “eu”, por isso o “eu essência” deve ser trabalhado e, se a outra face do “eu” já estiver em domínio fica mais fácil controlar os parceiros. Esta parceria acentua-se quando alimentamos o ego com os nossos achismos, quando não paramos a fim de avaliar situações e assim ter a misericórdia necessária com o próximo.


Este é um assunto tão sério que a Bíblia afirma o seguinte: “A vida e a morte estão no poder da língua; aquele que a ama, comerá do seu fruto”. Provérbios 18:21


A língua é um órgão muscular, responsável pelo paladar. Uma série de ossos, glândulas e outros músculos trabalham para o seu bom desempenho. Este é o único músculo voluntário que não se fadiga, isto é, não se cansa quando se esforça. A língua que faz identificar os diferentes sabores, também ajuda a jogar a comida de um lado para outro, mantendo-a no devido lugar durante a mastigação. Seria impossível ao ser humano poder falar, sem a ajuda da língua. Também é de sua responsabilidade trabalhar os diferentes fonemas da fala, tal a sua mobilidade.


Quem já ouviu a frase: “tenho uma bomba pra te contar”? Acho que todos nós já ouvimos de uma forma ou de outra. O termo deriva da bomba de fissão nuclear. Quando um núcleo é bombardeado ocorre uma fissão. O núcleo se divide em dois e estes dois atingem a outros que também são divididos, ocorrendo uma multiplicação em cadeia até chegar a um ponto de pressão tão grande, que explode. Da mesma forma são as “inocentes bombas”, não menos atômicas do que as consideradas reais, que são disparadas através da língua e explodem com a moral da vítima.


Vida e morte são dois extremos antagônicos. Não há como ter vida e morte, caminho de vida e caminho de morte ao mesmo tempo. Mas, podemos e devemos escolher. A Bíblia não á drástica neste versículo, apenas revela o que há por traz de tudo que proferimos. Tudo que deixamos nascer com a exteriorização do pensamento através da fala. Enquanto um pensamento não for verbalizado é mantido sob controle e, inofensivo à vida de outros, porém quando pronunciado ocorre um efeito que pode ser benéfico ou catastrófico, dependendo do que se fala.


Eu tive uma criação bastante rígida, e agradeço a educação que tive dos meus pais. Eu e meus irmãos nunca ouvimos nossos pais fazerem comentários maliciosos ou jocosos em questão da moral de outras pessoas. Os assuntos ministeriais eram tratados de forma privada e a particularidade dos membros era preservada. Lembro-me de sempre ouvir a frase “não vi e não sei, cabem em todo lugar”, em nosso período de formação; mas hoje, é comum as famílias sentarem em torno da mesa para falar mal de todos os conhecidos e até muitos que consideram amigos. Os próprios pais ensinam a seus filhos a não ser confiáveis.


A coisa é que, isto vai crescendo dentro da pessoa de tal forma que ela se acostuma a falar o que não deve sem se dar conta, como se estivesse chupando uma simples bala. Em algumas isto se acentua tanto que se transforma em cinismo tornando-as malignas na deformidade do caráter. Infelizmente de um jeito praticamente irreversível, visto que são aprisionadas pelos defeitos que se tornam estilo de vida e infelizmente carregam o estigma de fofoqueiros, caluniadores, intriguistas, mexeriqueiro, bisbilhoteiros. Nada agradável ter alguém assim por perto. O máximo que estas pessoas podem chegar perto da vida de outra é no nível da trivialidade.


O caluniador é o mentor e o fofoqueiro o seu criado, fazendo o sujo serviço de entrega. Os dois trabalham em conjunto no departamento de demolição da vida alheia. Quebram sem dó nem piedade o que levou anos para ser construído; a moral do próximo. Uma das coisas que aprendi é que nunca se fala da moral alheia. Afinal, todos temos uma parte do telhado feito de vidro.


Tiago descreve com bastante clareza o assunto em sua epístola, no capítulo 3, versículos de 3 ao 6, onde pondera que colocamos freios na boca dos animais para os dominar e, os navios que impelidos por fortes vento, são dirigidos por um pequeno leme, e que basta uma fagulha para incendiar todo um bosque. Da mesma forma a língua é um pequeno órgão do corpo, que age como o fogo, que sendo inflamada pelo inferno, incendeia todo o curso da nossa vida. De forma que, alguém que se orgulha em ser religioso, mas não controla a sua língua, a sua religião para nada presta. ISTO É MAIS SÉRIO DO QUE IMAGINAMOS.


 Suelen, minha filha mais velha, foi bastante peralta. Um dia subiu na janela da nossa sala de estar e enquanto conversava com as amigas que estavam do lado de fora, resolveu pular. Ao cair no chão com a força do deslocamento do corpo, a língua que ficou entre os dentes foi mordida e sangrou muito. Lá fomos nós para o hospital costurar a língua da Suelen. Como o tecido da língua é poroso e escorregadio, os pontos não seguravam e ela precisou costurar a língua por três vezes, em dois dias.


Este órgão, que foi criado com tanto esmero para o prazer do ser humano, deveria ser melhor utilizado; para falar o que é certo no momento certo, para falar de amor e abençoar a vida de outra pessoa, para degustar a diversidade de  tudo que foi criado a fim de nos alimentar, para proteger o organismo não permitindo que nada estragado seja ingerido, para beijar deliciosamente. O que deveria ser bênção na vida da pessoa ela mesma é capaz de transformar em desgraça. Tem muita gente que precisa dar uma boa mordida na língua para evitar que ela fale o que não deve, a fim de deixa-la costurada dentro da boca por mais tempo.


O assunto parece sem importância, mas é bastante sério. Este pequeno órgão, criado para o prazer do homem, pode ser destorcido em prazer de destruir. Este enorme gigante precisa ser controlado, antes que destrua o que temos de melhor, a integridade.


Para finalizar volto às palavras de Tiago, 3:2, “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para refrear todo o corpo”.  Como expliquei no texto da semana passada, esta perfeição é no sentido de inteireza de coração. Se alguém prejudica a seu próximo, mesmo com palavras que parecem tão simples, não pode estar inteiro com Deus.

Deus nos abençoe.


Denise F Passos



6 comentários:

  1. Considero este gigante um dos mais perigosos, pois palavra dita nao tem retorno, vc pode ofender profundamente uma pessoa e depois pagar por isto! Sem mesmo ter tido a intencao de ofender!!! Muito importante ficar policiando este gigante para q ele nunca domine nossas vidas!!!! Parabens pela linda materia, estou anciosa para saber qual sera o proximo gigante!!!! Forte abraco, Taty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é realmente perigoso,minha amiga, mas a maioria das pessoas não se dão conta da imensa nocividade.
      Obrigado pelo apoio.

      Denise.

      Excluir
  2. Enfrentar este gigante não é tarefa fácil, é preciso domínio próprio pra segurar a escorregadia língua. Mas, tem pessoas que conseguem, são pessoas prudentes que não perdem tempo jogando conversa fora e muito menos magoar ou denegrir alguém. Gostei muito de sua mensagem. Deus lhe abençõe. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas pessoas são bem-aventuradas. Tomara que o número aumente a cada dia e assim mais pessoas derrubem esse terrível gigante, para a Glória de Deus!!!

      Excluir
  3. OLÁ QUERIDA, MEUS PARABÉNS PELO DESEMPENHO EM ASSUNTOS TÃO PERTINENTES DA NOSSA ATUALIDADE. É REALMENTE MUITO IMPORTANTE ESSA ABORDAGEM POIS TEMOS VISTO VIDAS DESTRUÍDAS POR CAUSA DESSE PEQUENO PEDAÇO DE CARNE. QUE DEUS CONTINUE TE USANDO ASSIM, UM GD ABÇ, BJS.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, querida Miss. Elizabeth. Continue orando por mim. Quero servir ao Mestre da melhor forma no servico que fui convocada a realizar.
    Kisses.
    Denise.

    ResponderExcluir