quarta-feira, 29 de maio de 2013

Confrontando o espírito de Jezabel, no perigo de sedução da falsa doutrina – 2

Recapitulando o texto da semana passada, entendemos que somos seduzidos segundo a falha do nosso caráter. Temos a tendência de procurar um molde espiritual que se adeque a nós e ao estilo de vida que procuramos ter, nos afastando do molde divino – Jesus. Damos ouvidos a evangelhos mascarados de verdade, que são erigidos, como belos edifícios, sobre os escombros de pecados que amontoamos sem tratamento adequado e completa libertação. Os pecados secretos tornam-se tendenciosos e nossos filhos passam a refletir nossos erros, num ciclo-vicioso. A Palavra de Deus nos garante que aquele a quem o Filho de Deus, Jesus Cristo, libertar - será livre. Mas, e quando a pessoa pensa estar liberta e acaba tropeçando nos mesmos erros de outrora? Isto acontece, porque toda mudança deve acontecer nos padrões divinos e não segundo a imaginação. O jeitinho brasileiro não funciona neste caso, pois Deus não faz barganhas e o diabo não brinca de ser diabo. Ele é cuel.

: “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele, e achareis descanso para a vossa alma, mas eles disseram: Não andaremos”. Jeremias 6:16 

O rei Acabe, tinha uma forte tendência ao pecado. Seu coração era mau e cobiçoso. E a última coisa que ele precisava era de uma Jezabel ao lado e na vida dele. Ela soube massagear o seu ego na cobiça as terras de Nabote, invertendo a situação. Você é o rei, portanto o reino lhe pertence; não é você que governa a Israel? Aquela vinha, (que é herança de família) está em seu direito, possuí-la. Alegre-se, seja feliz, eu darei a você o desejo do seu coração (mesmo que seja pelo crime). Até hoje, o espírito de Jezabel, arranja jeitinhos, para deixar a nossa velha alma decaída pela queda ser a parte predominante em nós, pois houve ruptura entre a alma e o espírito que caminhavam em perfeita harmonia antes do pecado, produzindo equilíbrio perfeito para o corpo. Ela diz: Você é sacerdócio real e precisa viver como tal, não importando os meios; determine e será seu, os propósitos divinos para a sua vida se adequarão; ore por justiça, pois a misericórdia é para os fracos...

A Palavra de Deus nos ensina a conquistar e a possuir o que é nosso, mas nunca por meios ilícitos. A benção de Deus, nunca vai acompanhada de manchas ou tropeços. “A benção do Senhor enriquece e não acrescenta dores”. Provérbios 10:22 - Muitos usam meios errados e conseguem algum benefício que é enxergado meramente pela ótica humana. Usam a Palavra de Deus como rótulo para consolidação dos desejos carnais, e ainda fazem você pensar que é Deus quem está realizando o objeto deste desejo. Tais desejos são formulados, fora da vontade de Deus, na prática de quem busca andar em caminhos opostos a Ele. Não buscam entender o verdadeiro propósito divino e ainda culpam a Deus por seus erros, desgraças e seus desencontros com a vida. A falsa doutrina te mostra um mapa da mina, mas não te diz o quanto de comprometimento e nunca te alerta para as armadilhas de suas propostas. Ela não te informa a que preço vai te oferecer as falsas regalias.

Há tempos atrás um cristão estava sendo perturbado por uma pessoa, não porque tivesse em falta com ela, mas por pura implicância e recebia ligações desaforadas a qualquer hora, proferindo maldições e pressão psicológica; quando alguém deu uma “brilhante” sugestão: vou orar para que ela se esborrache na ponte, nós somos servos do Deus vivo e ele fará justiça. Totalmente errado. Ora, maldição sem causa não pega, então quem está em posição de autoridade precisa abençoar, mesmo aparentemente sofrendo dolo. O símbolo da justiça é uma balança com dois pratos e quando você pede a justiça de Deus referindo-se a alguém, o que ocorre é que a pessoa vai para um dos pratos, mas no outro estará você, ambas sendo pesadas pela justiça de Deus. Então, como Deus é justo juiz e não aceita suborno, vai julgar com imparcialidade e talvez quem que se julgava injustiçado aos seus próprios olhos, pode vir a ser condenado. Por isso a doutrina de Cristo, nos ensina a perdoar, abençoar e a ter misericórdia, pois só quem perdoa, é perdoado por Deus.

De acordo com apocalipse 2:26, “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações”. A única forma de se obter autoridade e domínio sobre as nações (espiritualmente falando) é neutralizando o espírito de Jezabel, deixando de tolerá-lo no seio da igreja e da nossa família.

Uma das funções do profeta é denunciar o pecado no meio do povo. Jezabel trabalha arduamente para calar a boca dos profetas. Ela odeia profecia e qualquer mensagem que venha da boca de Deus para a sua igreja. A maior das profecias é na Bíblia que, fechada é um livro, mas aberta é a voz de Deus falando, direcionando o caminho. Ela é histórica e atual. Mas, há quem diga que ela foi mexida e remexida, palavras foram mudadas, então não se pode crer em tudo que ela diz... Mas, a verdade que conduz a Deus ninguém consegue mudar. 

Um dos testemunhos mais belos que ouvi desta Santa Palavra foi a respeito de um homem que morava em um país onde é proibido ter e ler determinado tipo de literatura; a mando do governo foi empilhado um monte de livros, e incinerados. Este homem, que atentamente observava a cena, ficou ali até a chama baixar, aproximou-se e viu um livro que não queimava como os demais e disse consigo: Um livro que não queima, deve ser santo. Então com uma vara, retirou a Bíblia das chamas, levou para sua casa, leu e se converteu a Jesus Cristo. E nós cristãos ocidentais, que professamos a fé há anos e experimentamos a liberdade de servir a Deus, temos rejeitado a palavra ou cremos em parte, porque nos deixamos levar pelo engano. Ora, se um livro que foi alterado impacta ao ponto de transformar a vida de uma pessoa de forma tão grandiosa, então a verdade contida nele não morre, jamais. É atualíssima e eficaz.

Jezabel também alça sua voz contra profecias no seio da igreja, dizendo que isto era para a antiguidade; que Deus emudeceu a voz para tratos pessoais e gerais... Mas, não foi assim que eu aprendi. E prefiro trilhar esta vereda antiga. Quem é da minha geração, alcançou a glória de Deus manifesta e o temor da igreja nos cultos de ceia em Madureira, RJ, quando o Senhor falava. O povo contrito adorava com temor ao Senhor. Hoje, o evangelho moderno criou um povo sínico, que não teme a Deus, pois não foi ensinado a ama-lo acima de todas as coisas e a temê-lo. Portanto é um povo rebelde; por vezes, intratável, irrecuperável.

Jeremias foi um profeta contundente com o pecado do povo em sua geração. Ele sofreu as consequências de falar a verdade, mas cumpriu a sua missão e teve e consciência do dever cumprido. Jeremias 7: 23 e 24 - Os falsos profetas são aqueles que só profetizam coisa boa. Arranjam profecias encomendadas para massagear o ego, pois a doutrina de Jezabel diz que Deus não envergonha a ninguém. Enchem o povo de vãs esperanças no que é efêmero, nunca buscando o processo de santificação; agem de modo louco nos púlpitos como se pudessem fazer de Deus um marionete. Falsos profetas fazem pesquisa da vida de outras pessoas para profetizar usando o nome de Deus... Particularmente eu conheço grandes homens e mulheres que são confiáveis e louvo ao Senhor por sua vida. A profecia nunca pode estar em desacordo com a Palavra.

As ameaças de jezabel deixaram o profeta Elias temeroso por sua vida e mesmo após matar os falsos profetas de Baal e Astarote, fugiu e se enfurnou em uma caverna. Imagino o pavor que ele deve ter sentido e a hoste que foi enviada para atormentá-lo naquele lugar. Mas, o Senhor o visitou, mandando-o sair, pois com ele havia mais sete mil que não dobraram os seus joelhos a Baal e a qualquer outra divindade. Um povo forte que não se dobra aos caprichos de Jezabel.

Porque alguns cristãos caem num engano como este? Negam a Jesus e a Palavra VIVA. Negam o Espírito Santo, que convence o homem do pecado, do juízo e da justiça; não com seus lábios, mas com suas atitudes, que acaba dando no mesmo. Não param para examinar a si mesmos, não anseiam retornar dos caminhos tortos; antes preferem arranjar justificativas para um pecado de estimação, do qual não querem se livrar. Tenho vivido um período de reciclagem da Denise interior, pedindo a Deus que me mostre quem realmente sou e que me ajude a mudar o que for necessário. E tenho me descoberto uma pessoa diferente do que sempre pensei ser. Deus é especialista em nos fazer enxergar dentro, o micro; que na verdade é o macro no universo interior. Eu tenho consciência da grande responsabilidade que tenho em escrever assuntos como este a vocês. Esta série atinge primeiro a mim e está sendo particularmente árdua, porém gratificante a mudança que estou sofrendo. Quando o homem ou a mulher se deforma em alguma área, é difícil retornar a vereda antiga, mas é imprescindível se quisermos ter o título de cidadãos do Reino, para desfrutar a dignidade do Deus a quem amamos e servimos.

Deus nos abençoe.

Denise Passos