domingo, 19 de fevereiro de 2012

Desânimo “Derrubando Gigantes Interiores”

Esta é a quarta semana de estudos e orações que estamos realizando na igreja Shalom Pantecostal em Delaware. Com o tema “Derrubando Gigantes Interiores” estamos identificando um a um, os algozes que se levantam para embargar a nossa vida. Já descobrimos que o “eu”, a “língua” e a “negligência”, precisam ser mantidos sob controle para não nos afetar. Esta semana falaremos sobre o inimigo denominado “desânimo”. Basta uma pitadinha de tristeza cuidada com todo o carinho para que ele comece a existir. Estar desanimado é se encontrar com o estoque de sentimentos motivadores, vazio e assim não poder administrar o interior quando a confusão de sentimentos se instalada.

Quando criança, eu ganhei uma bicicleta dos meus pais de presente de natal, mas como não sabia andar precisava das rodinhas adicionais para ajudar no equilíbrio. Azul e branca, com duas faixas vermelhas, pneus largos, com boa estabilidade, mas eu ainda não sabia como andar. Minha amiga Luzia, mais velha que eu já sabia, embora sua mãe não tivesse condições de compra um presente daqueles para ela. Ao entardecer eu a convidava para brincarmos em frente à casa  e por um bom período dávamos  muitas voltas, uma de cada vez. Observei que quando ela pedalava fortemente a lanterna iluminava e quando eu, que ainda não sabia exercer a forca necessária para manter o ritmo, nada acontecia. Às vezes uma fraca claridade aparecia. Poucos dias depois, pedi a meu pai para retirar as rodinhas e então pude andar na mesma velocidade que Luiza, acendendo todas as lanternas da bicicleta.

Desânimo segundo ao dicionário é desalentar, descoroçoar, desanimar, esmorecer, perder coragem e o estímulo. Quando ocorre por um pouco de tempo é normal, faz parte da nossa humanidade, mas quando se instala como estilo de vida, é um perigo. Um estado de letargia vai tomando conta sem que se perceba. Isto ocorre principalmente quando a pessoa tem uma profunda tristeza na alma, que corrói toda base onde a vida é fixada. Quando o desânimo cresce assustadoramente passa do natural, então nos inutiliza, causando um sério estado de letargia. É como se a pessoa tivesse uma grande bola de ferro, presa a sua perna com uma grossa corrente, que a arrasta cada vez mais para dentro dos seus males.

A falta de perspectiva de vida vem assolando um grande número de pessoas, que olham nas quatro direções e não sabem para onde seguir. Um exagerado desânimo, uma tristeza profunda que causa dor na alma, uma irritabilidade sem causa aparente, melancolia constante, coisas que atrapalham as atividades físicas e sociais e a pessoa não sabe como reagir contra. Em casos graves, até para descansar a pessoa é desanimada. Se não houver reação contra este tipo de coisa, a armadilha da distimia, uma doença de ordem psicológica; um determinado tipo de depressão, que se apega com prazo indeterminado para retirada, se instala.

A Bíblia nos dá sábios conselhos, entre eles que devemos pedir a Deus que aumente a nossa fé. Por quê? Em primeiro lugar, porque sem fé e impossível a gradar a Deus e é ela que produz a esperança, não permitindo que o desânimo e seus aliados se instalem em nossa mente. Para que houvesse luz na lanterna da bicicleta eu tive que aprender a pedalar forte para que o dínamo gerasse energia, pois a bicicleta não tinha luz própria, precisava gerar luz através do movimento. Da mesma forma, o esforço que fazemos através da fé, para reagir contra todo tipo de mal e se manter inteiro como é propósito de Deus para a vida do Homem, é que gera a luz. A luz que é vista por outros. A luz que faz a diferença, conduz outros a deixar a escuridão.

Todas as vezes que cremos contras as circunstâncias que se apresentam no cotidiano e às vezes se arrastam por um longo tempo, parecendo que vão nos enlouquecer de tristeza, fazemos com que a fé gere força, afastando o desânimo, “sugador de energia”. É a nossa atitude que vai determinar a derrota ou a vitória.
 “Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós outros...e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração”. Tiago 4:8
Para iluminarmos este mundo caótico em escuridão precisamos nos achegar a Deus. Apenas a luz que a fé produz em nós, trará esperança e solução ao caos instalado. Aos que tem ânimo dobre que, hoje é interpretado como um tipo de bipolaridade, precisam usar de bastante esforço, para limpar o coração. É necessário persistência para curar-se deste mal. A neurociência dobra-se a fé, reconhecendo que tem coisas que só ela pode realizar no ser humano.

Como vimos, este gigante que surge de repente pode transformar-se num grande e poderoso inimigo. Começando com uma simples tristeza mal administrada ou uma pequena frustração não resolvida, aliadas a outros fatores, gera desânimo; este inocente sentimento pode crescer de forma sorrateira e tornar-se como um câncer que corrói a beleza da vida. Lutar contra ele é necessário. Mantê-lo subjugado se não puder destruí-lo, é preciso. Não entregue os pontos sem antes lutar bravamente. Não desista, você nasceu para vencer.
Deus nos abençoe.


Denise F passos