sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Expressão do AMOR


Há pouco mais de dois mil anos, uma adolescente chamada Maria, teve uma visão que a impactou. Ela foi escolhida para receber em seu ventre àquele que viria restaurar a Israel. Uma restauração diferente da que todos estavam esperando. Deus queria restaurar seu legado eterno, perdido pelo homem no Paraíso e não o temporal, de um governo humano, onde as fases de glória são passageiras, tornando-se apenas parte da história da humanidade. Para Deus, só serve, o que é eterno como ele é.

A gravidez precoce para uma jovem que tinha apenas um compromisso de noivado, isto é, um casamento amarrado pelas famílias, mas não consumado, seria morte certa. A moralidade da época não permitia que tal acontecesse. Maria experimentou dores que não podemos avaliar. Mais do que um misto de medo e coragem como só as mães as vésperas de um parto podem sentir. Havia uma luta no ar que ela podia perceber, mesmo que não a entendesse em profundidade. O responsável por revelar os mistérios espirituais desta guerra, ainda estava em seu abençoado ventre.

Uma luta em outra dimensão, pelo controle da vida e da morte. Céus e inferno se digladiavam, embora a aparência daquilo que podiam perceber fosse apenas a natural. O cenário compunha: a estalagem lotada de gente, a estrebaria lotada de animais, a manjedoura acolhedora e a estrela que apesar de distante, saiu de sua órbita habitual para brilhar mais intensamente sobre o entesourado lugar. Maria, José e o recém-nascido Jesus, descansavam tranquilos na segurança do pobre lugar. Os pastores deixaram seus rebanhos, maravilhados com o que viram e ouviram dos anjos, que em festa lhes anunciavam o nascimento do Salvador. Imagino o regozijo destes homens simples, que viviam o cuidado com as ovelhas e a conversa que iam tecendo ao descerem a Belém para conhecer o Salvador que tanto aguardavam. Os Reis Magos, que seguiram a estrela, trouxeram presentes para o novo Rei, que em vez de morar num palácio, achava-se na manjedoura; lugar onde é depositado o alimento para a sobrevivência. O Pão da Vida para saciar a sede de justiça.

Ouro, incenso e mirra, presentes de reis para o Rei. Tudo para celebrar o nascimento do Emanuel, Deus conosco. Isto me faz pensar a forma que celebramos o seu aniversário a cada ano, em dia 25 de dezembro.

Desde criança o natal sempre foi uma grande festa de família para nós. A casa era muito bem arrumada. Tudo feito de forma especial para esta celebração. A árvore de Natal bem ornamentada, luzes brilhando, presentes, convidados para a festa, especialmente os que não tinham uma família para esta celebração especial. A felicidade de ter a presença do aniversariante entre nós é que fazia a festa mais gostosa e não o saboroso cardápio servido.  

Aquele momento foi ímpar para Maria. O Filho do Altíssimo havia nascido e estava ali, com ela, fruto do amor de Deus pela humanidade. Maria nasceu para amar e sofrer por amor.

O choro de seu lindo bebê, que era acalentado em seu seio, nem de longe traduzia a vida de sofrimento que esperava a ambos. Numa troca de interrogações que ecoavam ao som do destino: Maria você tem noção de que deu a vida, ao ser, que um dia dará vida eterna a você? Quando ele crescer um pouco mais, vai correr e cair, ralar os joelhos e você irá cuidar de suas feridas, mas ele, um dia, vai poder curar todas as dores que se formarem em seu coração. Maria, você sabe que as pequenas mãos, que te afagam tão docemente e, você brinca de mordê-las, um dia, serão pregadas em uma cruz? Um dia ele será tão poderoso, que você vai dizer: façam tudo quanto ele ordenar. O corpo desta linda criança que você carrega em seus braços, um dia estará irreconhecivelmente dilacerado, para que você o sepulte. E assim, a dor do amor acompanhou a Maria durante toda a sua vida. Ninguém, por mais que tente, pode acrescentar honra alguma além da que lhe foi concedida por Deus. Ser mãe do Salvador da humanidade..


A fuga para o Egito, para uma mulher em seu período de resguardo deve ter sido muito dolorosa. Herodes queria matar o menino e ordenou uma chacina geral. Louco pelo poder, ele viu em Jesus uma ameaça ao seu reino. Até hoje homens se sentem ameaçados pela verdade que liberta e chacinam ficticiamente a vida de muitos, para que seus intentos sejam realizados. Jesus, o Cristo, o Filho de Deus, veio para resgatar o homem da religiosidade da Lei, mas este homem insiste em manter-se nela. Insiste em manter-se no quadrado estabelecido pela insubordinação do seu coração.   O Príncipe da Paz veio para trazer paz ao homem que prefere viver em guerra com Deus, mesmo dizendo tê-lo em sua vida.

Não importa se não celebramos o Natal no dia certo do seu nascimento. Certas coisas Deus deixa uma incógnita proposital. O que importa é a mensagem Viva do Natal com uma semana de intervalo para a passagem do ano. Mensagem de esperança para um ano melhor, com novas esperanças. Esperança de ter O Cristo “presente e atuante”; nos próximos 365 dias. Não basta crer nele, a Bíblia diz que o diabo também crê e estremece diante de sua soberania. Ele quer fazer parte de nossa vida. Ser íntimo, para percorrer todo o nosso arquivo existencial e fazer novas todas as coisas. Jesus quer dar um sentido especial a nossa vida. Mas só pode fazer isto se habitar em nós.

Antes de Jesus, a glória de Deus era vista e sentida através de sinais. Hoje, a mesma glória é expressa através da nossa vida, quando decidimos viver nEle e para Ele. Amando um ao outro com amor fraternal; sem julgamentos. Lembrando que somos passíveis dos mesmos erros que o nosso próximo. Jesus fez uma colocação taxativa “O mundo vai conhecer que vocês são meus discípulos quando vocês se amarem mutuamente”.

É desta forma que a glória de Deus é expressa. “Quando amamos”. Porque se o amor é divino, só podemos amar com o amor que parte de Seu coração. Você e eu, somos a extensão deste amor na Terra, tão contaminada pelo ódio.

Desejo a você um 2013 cheio de amor e paz. Esta é a verdadeira prosperidade. O resto é resto. Ao limiar deste ano, faça uma introspectiva. Faça novos planos, novas metas para a sua vida. Mas, não se esqueça de incluir o Reino de Deus em primeiríssimo lugar. As coisas são subsequentes e acontecem à medida que damos a primazia a quem de direito. “Buscai o Reino de Deus em primeiro lugar e todas as demais coisas vos serão acrescentadas”.

Esta é a receita mágica para a felicidade, tão buscada e pouco encontrada. Quando invertermos a sentença a vida fica sem sentido. Coisas, são irrisórias e passageiras. Busque o que é eterno, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

Feliz 2013 com muita ALEGRIA e PAZ !!!

 Denise passos