quinta-feira, 15 de março de 2012

Soberba “Derrubando Gigantes interiores”


Este é o último estudo da nossa série, aqui em Delaware. Os gigantes que devemos observar e dominar são muitos, porém estes sete que estamos estudando, são os principais dominadores da atualidade. A “soberba” age como um elo, unindo todos os gigantes desta série, podendo fazer com que a sua vítima entre num círculo vicioso. A soberba faz com que seu portador se ponha acima de outras pessoas, querendo ocupar o mais elevado posicionamento. E talvez seja um dos defeitos mais completos que existe, por isso a colocamos como elo no círculo vicioso dos gigantes.

Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre os demais. O termo vem do latim – supervia. Ela pode ser individual ou grupal. A soberba é um sentimento que age como um vírus. Quando ataca determinados indivíduos com inteligência aguçada para o mal, promove todos os tipos de racismo, corporativismo, elitismo, doutrinas de povos escolhidos ou eleitos e outras concepções semelhantes, que tendem a subjugar os concebidos, inferiores. A manipulação da soberba e seus derivados sobre a população, serve aos interesses políticos que a usa como massa de manobra, gerando os grandes conflitos regionais e mundiais.

Procurando definições e sinônimos, corremos as vistas em grande lista, mas para termos uma ideia da dimensão da soberba e dos seus muitos aliados, vamos defini-la dando alguns significados. Ela também pode significar:

Orgulho – soberba ridícula, manifestação de alto apreço.

Empáfia – demasiado orgulho de si próprio.

Altivez – manifestação do orgulho ofendido.

Arrogância – Altivez que deixa ver o pouco caso que se faz do adversário, insolência.

Altanaria – soberba insolente.

Presunção – Sentimento de grande valorização que alguém tem de si próprio, afetação, vaidade, elevação.

Vaidade – sentimento de supervalorização que alguém tem de si próprio, futilidade sem solidez, sem duração.

Fatuidade – Vaidade infundada.

Ufania – Vanglória; gabar-se, jactar-se.

Pretencioso, inchado, desvanecido, sobranceiro, rompante, inani, soberbete...

Este gigante destrói a vida particular da pessoa afetada, alguns que foram infestados por ele, chegaram às raias da loucura. Ele destrói famílias, afasta pessoas, destrói igrejas, arrasa nações... E no contexto atual, está pouco a pouco destruindo o nosso planeta.

A reação do invejoso é guardar dentro de si, remoendo o motivo da inveja internamente. Ao contrário, o soberbo, tem a tendência de se mostrar, pois está tão enamorado de si mesmo que apenas alcança prazer se sobrepujar a outros. Se ele está no lugar de domínio superando a outros, vai tudo bem, mas se é superado em qualquer área, deixa-se dominar pela inveja e o ódio. Quando é superado ou se sente ameaçado, é dominado por uma inveja no sentido ruim da palavra e não descansa enquanto não se vingar pelas vias mais baixas. Devemos ter muito cuidado com a “falsa modéstia”. O soberbo não aceita ser mediado com outros, então se ele não consegue ser o melhor, vai para outro extremo. Se não consegue ser o mais “inteligente”, então será o melhor dos “ignorantes”.



A Bíblia descreve com bastante propriedade, em Ezequiel 28: 13, um ser que foi criado em completa perfeição, para viver em harmoniosa glória na habitação de Deus, até o dia que gerou e deu a luz à soberba. A soberba corrompe a sabedoria, então, Deus abate. A soberba macula o amor. Veja bem, Deus não pode obrigar ninguém a ama-lo, isto deve ocorrer por livre e espontânea vontade, nem os anjos são impostos ao amor. Este é o livre-arbítrio. A soberba tem ligações infernais, pois é o primeiro sentimento negativo existente. A soberba produz morte.



Mateus 15:21-28

“E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.

E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.

E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! (em outras traduções diz ”por causa das tuas palavras”) Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã”.

A mulher sírio-fenícia estava com um grave problema, sua filha estava terrivelmente endemoninhada. Este era um caso que os médicos não poderiam resolver por mais especialistas que fossem; ela estava conscientizada disso. Em primeiro lugar precisamos ter consciência da nossa necessidade. Ela sabia no seu coração que só Jesus poderia liberta-la. Mas, o que fazer, se ela não tinha direitos legais. Jesus ainda não havia conquistado na cruz o direito para todos os povos, para que não houvesse mais, judeu ou grego, livre ou escravo, rico ou pobre, macho ou fêmea... Ela não pertencia à casa de Israel, só poderia comer do prato pelas beiradas.

Mas, aquela mulher foi gritando por misericórdia por todo o caminho por onde o Mestre passava, até que se ajoelhou e o adorou. Ela precisou dominar um terrível gigante chamado “orgulho” e declarar a sua fé. A soberba é um inimigo que é resistido através da verbalização, como Jesus fez no período da tentação. Para cada um “está escrito”, existe um “também está escrito”. Mateus 4: 1 a 11

Só a HUMILDADE corrige e extirpa a soberba da vida de uma pessoa.

Jesus nos ensinou humildade quando não usurpou ser semelhante a Deus enquanto não foi assunto aos céus. Quem é de verdade, não precisa ficar mostrando a todos, flui naturalmente. É exaltado justamente por causa da simplicidade que denota. A mulher do texto reconheceu que precisava de Jesus, então não deu ouvidos aos mil pensamentos soberbos que lhe passaram pela cabeça. Soberba, é o pecado dos pecados. Quem opta pela sua prática, é auto-suficiente, não precisa de ninguém, muito menos de um Deus invisível.

Em Cristo, Deus quer fazer os homens iguais e assim aniquilar a soberba de uma vez por todas. Só estamos prontos para receber as dádivas de Deus quando dominamos os gigantes, sejam quais forem.

Deus ainda não pode trazer avivamento a Sua igreja, porque ela está dominada por gigantes, que agem, rachando as paredes do coração do povo, a começar pelos líderes. Tudo escoa pelas rachaduras como diz Jeremias 2: 12 e 13. As nossas razões nos fazem perder os tesouros da salvação e pela Misericórdia, ainda conseguimos entrar pela porta e estacionar no hall de entrada da habitação de Deus. Não podemos nos enganar. Se não formos pelo caminho mais fácil, Deus nos levará pelo caminho mais tortuoso, para nos fazer chegar onde é necessário. Ele nos ama que de tal forma que não deixa a Sua obra incompleta, em nossa vida.

Deus nos abençoe.



Denise Figueiredo Passos