quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulher, especial porque???


A natureza é praticamente inesgotável em sua biodiversidade e no que tange aos três reinos: animal, vegetal e mineral.  Por isso, demanda a busca contínua de oesquisa para novas descobertas, revelando o multiforme poder do Criador. O fabuloso arquiteto do Universo para completar a sua obra criou  o homem, colocando nele seu DNA. Imagem e Semelhança.

Este homem, chamado de “coroa da criação”, formado para dominar sobre tudo o que foi criado antes dele, passou a viver com um propósito definido – exaltar a Deus com a sua vida. Ele vivia feliz no Éden, mas Deus resolveu presenteá-lo com uma grande mulher que completaria a sua felicidade.

Então Deus abriu uma janela perto do coração e a partir dela criou a mulher, dando a ideia de unidade e pertencimento.

UNIDADE – Que não se divide. 
PERTENCIMENTO – Veio do homem, é parte dele. 

A mulher tem estas características, por isso ela se torna tão especial. Assim como Deus criou o homem partindo de Si em seu espírito, a fim de viver a sua glória, destinado a voltar para Ele; da mesma forma criou a mulher, parte do homem, destinados a se buscarem harmoniosamente vivendo um para o outro.

Exemplificando: Se o homem é tido como coroa da criação, dito de forma majestosa pelos entendidos; posso considerar a mulher, como o cetro que compõe a realeza. Coroa e cetro, se completam, trabalham juntos em harmonia. Se a coroa é sinal de soberania, é o cetro que aponta esta autoridade a outros.

Ester 4: 11 “Todos os oficiais do rei e o povo das províncias do império sabem que existe apenas uma lei para homem ou mulher que se aproxime do rei no pátio interno sem por ele ser chamado: será morto, a não ser que o rei estenda o cetro de ouro para a pessoa e lhe poupe a vida...”

Ester 5: 1 “Três dias depois, Ester vestiu seus trajes de rainha e colocou-se no pátio interno do palácio em frente ao salão do rei. O rei estava lá de frente para a entrada. Quando viu a rainha Ester ali no pátio, teve misericórdia dela e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão. Ester aproximou-se e tocou a ponta do cetro”.

Isto significa que é necessário passar pelo cetro para compartilhar da coroa. Note que Ester precisou tocar a ponta do cetro de livre e espontânea vontade para não morrer.

Esta definição serve para dar entendimento ao elo fundamental na criação homem-mulher. Um vivendo pelo outro, pois, são parte do outro. Mas, porque esta mulher é tão especial? Ou, melhor dizendo. Como uma mulher pode se tornar tão especial? Um dos grandes atributos da mulher é o fato dela ter sido criada com uma diversidade enorme. É como se ela fosse um ser múltiplo. Como se existissem várias dentro de uma só. Ela dá conta de uma série de coisas ao mesmo tempo, sem se estressar. Ela trabalha fora de casa, administra a casa e gerencia com muita atenção a vida do marido e dos filhos e ainda lhe sobra tempo para se embelezar e interagir socialmente.

Mulher, especial, porque?

Primeiro porque foi criada por Deus como obra-prima para o homem. A forma como esta mulher foi criada, da a entender que ela é como uma cerca de proteção. A mulher pode ser especial em todos os sentidos, bem como genérica ou até mesmo banal. Depende dela, escolher o seu papel, na vida das pessoas que a cercam.

“Não é bom que o homem viva só”.


“E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela. Eclesiastes 7:26”.


A mulher precisa se fazer especial com base no próposito para qual foi criada. Para alguém se fazer especial, há um longo caminho a seguir, muito a observar, atitudes a tomar. A mulher para fazer-se especial, precisa cultivar algumas virtudes básicas. Ela precisa ser amiga, verdadeira, gernerosa, amante, alegre, sensata, íntegra. Porém, só alcanca esse objetivo se tiver maturidade. E isto independe de: idade, beleza, posição social, cultura, etc. A maturidade de uma pessoa é de ordem social e sexual. Se ela for madura nestas duas áreas, sua vida correrá dentro da normalidade.


A maturidade social no relacionamento que comeca em família, expande-se para fora no contexto social interno. Se a mulher que é a matriarca se relacionar bem em sociedade, o restante da família também o fará. Maturidade inclui saber ouvir, avaliar situacões, saber julgar, ter doçura e firmeza quando necessário.


A maturidade sexual só pode acontecer com a vasta compreensão da sua sexualidade. Entender a si mesma, conhecer as suas necessidades, gostos, conhecer o seu corpo, toda a sua potencialidade, livrar-se dos tabus; estes são apenas alguns ítens que a mulher madura sexualmente pode adquirir.  A falta de compreensão pode ocasionar problemas de ordem física e psicológica, criando barreiras que passarão a acompanhá-la, tornando a vida íntima um grande fracasso, e se essa área fracassa muitas outras poderão desmoronar em conjunto. Por falta de maturidade sexual há muitas mulheres que são como um poço vazio, onde ninguém que as rodeia, onde ninguém encontra sequer vestígio de água.


Ao palestrar sobre este assunto para as mulheres, fiz a seguinte dinâmica. Enquanto falava, foi passado de mão em mão, uma folha de papel em branco contendo um minúsculo ponto no centro. Antes de terminar eu peguei o papel e perguntei o que elas haviam visto. Todas responderam que viram um pontinho numa folha.


As mulheres especiais e tão maravilhosas se deixam levar pelas dificuldades e decepções da vida, tornando-se amargas e ninguém suporta viver ao lado de uma mulher amarga, seca, vazia. Mulheres que gastam tempo e espaço na vida, cuidando mais das frustrações do que da parte fundamental, da parte que realmente deve chamar atenção. Esquecem-se do quanto são únicas, e por isso mesmo, especiais. Especial, não apenas porque alguém disse, porque alguém elogiou, mas de fato e consciente. Ter consciência do que somos e do que podemos vir a ser, é fundamental para a saúde mental e porque não dizer física.


O pontinho preto realça tanto que retira a atenção do foco central, que deve ser a parte branca da folha. Esta é a parte principal, ocupa a maior parte. O sofrimento causado pela decepção, o sofrimento que é comum à realidade de todos nós, não deve ser o carro chefe da vida de ninguém É apenas um pontinho. 

Freud vai colocar o sofrimento em três etapas.


Sofrimento do corpo – mudanca corporal, a não resposta do corpo, a incapacidade pela idade.


Sofrimento nas questões externas – desastres, perdas...


Sofrimento nas relações interpessoais – Para Freud esta é a área mais complicada... Como eu vou me relacionar com o outro?


Apenas a maturidade pode nos mostrar a potencialidade que há no sofrimento. Com ele aprendemos a ver o lado positivo do sofrimento e o quanto ele pode nos fazer crescer. E se conquistamos este patamá de mulher especial na vida dos maridos, dos filhos, dos parentes, dos vizinhos, dos colegas de trabalho, dos irmãos da igreja, ao longo da vida, não podemos deixar que este brilho cesse. A mulher que conquistou o título de especial não deve perdê-lo em hipótese alguma, pois mesmo que alguém a deprecie, sempre será especial para Deus.


Ao longo da história feita pelos homens, Deus usou o potencial feminino para realizar grandes feitos. A Biblia está cheia de exemplos: a mulher mãe, sogra, filha, esposa, juiza, rainha, empresária, costureira, pastora de ovelhas, diaconisa, etc. Deus sabe o potencial que ele mesmo colocou em nós, por isso mesmo, conta conosco para tarefas às vezes muito difíceis, mas que somos capazes de realizar, na capacidade que Ele já nos concedeu.


Feliz dia Internacional das Mulheres, para todas as minhas filhas, para a minha irmã, netas, primas, sobrinhas, amigas, irmãs... Vocês são especiais na minha vida. Amo a todas de foma especial.


Deus nos abençoe.


Denise F Passos

 Estas são algumas das mulheres
                                    mais importantes na minha vida

 Minha querida mãe, Ilma, tia Dalva, tia, Ilda e tia Fausta

 

Minhas queridas primas e cunhada Paula 
Minhas queridas filhas, Suelen, a neta Giulia, Sueni e Suelaine. Minha querida irmã Catia

Minha querida Nema







Minhas queridas amigas, Loide e Marcia
ÉRAMOS QUATRO AGORA SOMOS SEIS... DEUS NOS ACRESCENTOU COM DULCE E ROZALIA