sábado, 28 de janeiro de 2012

O " EU" Derrubando gigantes interiores


No dia 20, sexta-feira da semana passada, começamos uma campanha na igreja Pentecostal Shalom, em Lewes, Delaware, cujo tema é “Derrubando gigantes interiores”. Durante sete semanas estaremos estudando e orando, para que consigamos, primeiramente, identificar quais são estes gigantes e o que é necessário fazer para mantê-los subjugados, mesmo que não consigamos destruí-los.

 
Baseado em Jeremias 2:12,13, esta série de estudos trará um esclarecimento a respeito dos pontos que deveremos cuidar na guerra interior que cada ser humano sofre; entre eles, por exemplo, o “ter ou ser”, “verdadeiro ou falso”, “profano ou sagrado”, coisas que têm a ver com a estrutura do ser humano.

 
Devemos saber diferenciar aquilo que é normal, como ser humano que somos, e o que faz separação entre nós e Deus. Há coisas que se mexermos com nossas próprias mãos, pioram; por isso precisamos da ajuda de Deus que nos criou e nos conhece melhor do que somos capazes de nos conhecer. Ele sabe dar suporte e desmanchar onde se faz necessário sem fazer ruir o edifício.

O “eu” foi colocado como o primeiro gigante que precisamos dominar. Não o “EU” pessoa, isto é a essência, mas o “eu” somado com os “ismos” da vida, como: ego-ísmo, ego-centrismo, ego-tismo. Estas combinações se não forem observadas e controladas desembocam no culto do “eu”, um tipo de “eu-vangelho”. E toda pessoa que cultua a si mesma não pode em hipótese alguma adorar a Deus.


Uma pessoa não pode servir a dois senhores. Ou mantêm o “eu” (combinado com os ismos) subjugado, vivendo vida altruísta, de amor a Deus e a si mesma, como também a seu próximo em perfeito equilíbrio ou coloca-se num altar onde tudo e todos giram em torno dela.




O que nossos pais deveriam ter nos ensinado a controlar desde a infância no período de educação e que para muita gente passou batido, na idade adulta torna-se um gigante que luta para aflorar e destruir valores morais tornando a pessoa doente espiritual e socialmente.

Identificamos no “eu+ismos”, este gigante, como o maior valente interior. Jesus disse: “E se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; e se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir. E se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir, antes tem fim. Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não manietar o valente; e então roubará a sua casa” (Marcos 3: 24-27).



Sugestão: “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito (completo, inteiro, integral)” – Gênesis 17:1. A proposta de Deus para o homem é de que ele seja inteiro. Inteiro em seu relacionamento de amor com Ele. Deus sabe que não podemos ser perfeitos em nós mesmos, por isso, não espera de nossa a perfeicão e sim a integralidade.

 
A pessoa que é dominada pelo “eu+ismos”, deixando-se levar pelo egoísmo, egocentrismo e egotismo, está fadada a destruir-se, pois estes causam uma luta com o “eu-essência”, portanto é uma divisão.




O nosso eu-essência precisa estar livre do “eu+ismos” que é domínio dos gigantes interiores. Se conseguirmos dominar este valente, fica bem mais fácil conquistar a casa inteira outra vez e resgatar tudo que outrora foi dominado pelos invasores.

Pessoas andam divididas e nem se dão conta. Acham que são livres para fazer da vida o que bem querem, porém estão mais presas do que imaginam. Todo desequilíbrio transforma-se em prisão. A liberdade que tanto pregamos em Cristo, através da Sua maravilhosa Graça, advém da unidade com Deus, consigo mesmo e com o próximo.




Denise Figueiredo Passos