sexta-feira, 20 de julho de 2012

Amigo ou inimigo de Deus???


Hoje celebramos o dia do amigo.

Ofereço este texto em homenagem a todos os meus amigos. Obrigada por vocês existirem na minha vida.Amigos do dia a dia, de todas as horas, de perto e de longe, os novos e antigos, os dos momentos do choro e das risadas, de trabalho e da escola, amigos de oração e adoração a Deus, os virtuais e os de fato, amigos de idas aos shoppings da vida, dos filmes semanais com direito a muita pipoca e guaraná, amigos dos momentos dolorosos e de refrigério. Amigos até que a morte nos separe.

Amigo é alguém que nos compreende quando ninguém nos entende. Alguém que nos ouve, quando todos se afastam; que nos abraça, mesmo quando não temos nada a oferecer em troca; que nos perdoa quando falhamos feio com ele; que nos estende a mão no dia da adversidade, quando todos nos deixam sós; que nos dá um sorriso, quando nossos olhos não estão a brilhar; que nos anima no tempo da angústia; que nos tolera quando estamos chatos e intolerantes.

Amigo é aquele com quem podemos pensar em voz alta. Um amigo nunca abandona o outro, mesmo quando está amargo. Um amigo dá a vida pelo outro, como Jesus fez conosco.

Jesus foi um homem que soube valorizar as amizades. João, não foi apenas discípulo, foi o grande amigo de todas as horas, a quem confiou Maria, sua mãe, certamente viúva, no momento de despedida de sua vida terrena.

Jesus nos ensinou a viver a amizade com pureza e intensidade a partir do modo que fomos criados por Deus, isto é, sem distorções provenientes do homem decaído.

A história de amizade entre Jesus e a família de Lázaro é interessante. Sempre que ele passava por sua casa, Lázaro lhe dava atenção e Maria estava sentada a seus pés aprendendo dele. Afinal, Jesus veio para ensinar sobre o vasto Reino de Deus, até então desconhecido pelos homens. Todos que o cercavam, tinham muito a aprender. Porém, Marta só pegava o bonde andando, porque estava interessada em cuidar do bem-estar das visitas. Muito preocupara com o excesso de serviço doméstico. Parece que a vejo, andando pela casa, levando água, servindo lanche, acomodando os ouvintes da melhor forma possível, suada, cansada de transitar várias horas. Até que desabafou com Jesus: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!” Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". (Lucas 10:38-42)

Jesus veio a terra para fazer dos homens, amigos de Deus. E para ser amigo íntimo é necessário gastar tempo em o conhecimento mútuo. Assim como Marta - Não importa o quanto você faça, se for pelos motivos errados, Deus não abençoa e nem recebe. Marta estava preocupada em agradar a todos para ser reconhecida como a dona de casa perfeita. O orgulho da anfitriã que sabe receber bem seus convidados. Suprindo a necessidade de outros sem cuidar da própria. Jesus estava lá por motivos que ela não entendia. Seus pensamentos e suas atitudes eram meramente humanas.  Mas, o mestre falava de um Reino Celestial, que veio para tabernacular, instalando-se no homem e não fora dele. Um Reino que começa de dentro e toma dimensões para fora.

Jesus a repreende por causa da futilidade do seu pensamento humano. Porque, as nossas prioridades para o Reino de Deus são nulas. Jesus, o Filho de Deus, o salvador dos homens estava lá, na casa dela, para enriquecê-la com conhecimento divino e ela só conseguia pensar nos afazeres domésticos. Não que ela não quisesse aprender aos pés do Mestre. Tenho certeza de que ela queria, pois amava a Jesus. Mas, não o amou o suficiente para fazer dele uma prioridade para a sua vida. O apóstolo Paulo afirmou categoricamente. “Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo”. Gálatas 1:10

As encruzilhadas da vida nos conduz a escolha entre o que é importante e o que é prioridade. E a vida se torna meio atarantada, como a de Marta, quando invertemos os valores, do que é prioritário, pelo que é meramente importante.

Maria escolheu bem. Ela soube devolver a riqueza do conhecimento que obteve do Mestre, preparando-o para a sua morte, quando quebrou sobre ele o vaso de alabastro. Uma mulher jamais poderia proceder desta forma publicamente, mas ela foi honrada por causa da atitude ousada que o conhecimento de Deus lhe trouxe. O seu nome ficou gravado para testemunho de sua fé, pela eternidade.

Faça de Jesus, o amigo presente em sua casa; em sua vida. Não abra a porta da rua e lhe aponte a saída, com as atitudes fúteis e levianas, próprias de um coração não amante de Deus. Criar tempo prioritário para Deus é um ato de expulsar os ídolos erigidos ao longo da vida. Ídolos criados à imagem e semelhança humana que destroem a fé viva dos ensinamentos do Mestre. Se eles continuam erigidos, nunca poderemos ser amigos de Deus, através de Jesus Cristo, Seu Filho.

“Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo”. Filipenses 1:9-10

Feliz dia do amigo!!!

Deus nos abençoe.

Denise F Passos