segunda-feira, 22 de abril de 2013

Já cingiu seu lombo?


A mensagem do culto de domingo passado, pregada pelo Pastor Marcelo Martins, na Shalom Pentecostal Church, em Delaware, baseada em I Pedro 1:13, “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo”. Aponta para a necessidade de cingir o entendimento com as verdades espirituais.

Cingir = cercar toda a volta e amarrar.

O povo antigo usava roupa larga, do tipo camisolão. E era incômodo para uma rápida locomoção, e seu trabalho. Por conta disso levantavam a barra e prendiam no cinto. Equivale ao nosso termo moderno: “arregaçar as mangas”, pois cingir os lombos dava o sentido de prontidão, de preparo para executar uma tarefa.

O termo é usado em várias passagens bíblicas. Em Efésios 6:14, cingir os lombos entra como parte integrante na armadura da fé. Vestimenta obrigatória a todo aquele que se propõe lutar a causa do Reino de Deus. Qualquer peca que falte, ocasiona vulnerabilidade. Por isso, a Bíblia que é o nosso manual de fé e prática, nos ensina em detalhes toda a estruturação do nosso ser de forma integral, em Deus.

O Apóstolo Pedro dá ênfase ao cingir os “lombos do entendimento” a fim de aprendermos a viver na graça, da graça e pela graça de Deus, revelada em Jesus Cristo, nosso salvador. Fala de posicionamento do entendimento em Deus, que agirá como firmeza de estacas para coração. Pois, se esta firmeza não acorrer, tudo tende a descambar para os desvios, jeitinhos e heresias; já que “enganoso é o coração do homem, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá”? Jeremias 17:9

Esta mensagem deu início à série que estaremos trabalhando em nossa igreja, intitulada “Confrontando o espírito de Jezabel”.

Importância da campanha:

Existem três principados globais, isto é, três príncipes das trevas com autoridade universal, dentre os quais Jezabel é um deles. Quero esclarecer, que não se trata da rainha Jezabel, mas sim do espírito maligno a quem servia e que movia seu coração e seus atos diabólicos. E sob a influência deste principado, a grande maioria, para não dizer todos, está entregando de forma parcial ou total a condução de suas vidas.

O capítulo 47 do profeta Isaías, bem como Apocalipse 18, narram um pouco da maldade deste espírito que trabalha o “engano”, apresentando-se de forma camuflada, disfarçando-se com o único objetivo de enganar para aprisionar o entendimento e assim poder manipular.

O sentimento base em que este espírito atua é a decepção: com o passado, com a vida, com Deus, com a igreja, com o pastor, com o cônjuge, com os filhos... A lista de decepções na vida de uma pessoa pode ser quilométrica. E as decepções, são o campo onde suas fezes são depositadas para torna-lo fértil aos seus propósitos. É desta forma que este espírito destrói ou neutraliza, com impecável sutileza, famílias, ministérios e igrejas e, nossa voz que deveria soar em tom de adoração e louvor, às vezes chega diante de Deus como podridão, ocasionada pela química que permitimos acontecer em nós.

Acabe fez alianças para preservar seu reino. A lei dizia que o povo não podia se casar com estrangeiros, mas por um casamento de estado, ele se uniu a Jezabel, mulher cruel e maligna e que intermediou Israel na corrupção de práticas imorais sob pretextos religiosos. A Palavra de Deus é fonte de princípios que precisam ser observados e obedecidos, pois não caducam com o passar dos anos.

O texto de Jeremias 6:16  afirma: “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele, e achareis descanso para a vossa alma, mas eles disseram: Não andaremos”. Se por nos caminhos, significa: Parar para ver o que é necessário observar. Sem observância, facilmente o rumo pode ser desviado. Uns poucos graus, ou metros, no final do caminho, a pessoa pode se achar em um lugar completamente diferente da rota estabelecida.

Minha irmã e seu marido empreenderam uma viagem e antes de sair colocaram o endereço do local desejado no GPS e entraram no carro despreocupados, andando tranquilamente, num dado momento o GPS falou em alto e bom som. You’re arrived in your destination. Você chegou ao seu destino. Quando perceberam, estavam dentro de um cemitério e o aparelho parecia zombar deles, You’re arrived in your destination! Motivo de sonoras gargalhadas.

Engraçado, não? Mas, a Bíblia afirma que há caminhos que aos olhos dos homens parecem ser bons, mas que o seu destino é destruição e morte. Da mesma forma, as pessoas empreendem caminhos de morte e andam despreocupadas com seu destino final, por não pararem a fim de observar e refletir sobre eles. O “sistema de morte” tem elaborado através de mentes brilhantes, porém, infernais, os caminhos subjetivos, isto é, que apresentam a verdade de modo torcida e retorcida, acrescida ou em falta. E nós passamos a admirá-las, tanto quanto seus ensinamentos mundanos, como se nossos pais não tivessem deixado lastro suficiente para demarcar o caminho a seguir. Ponha-se a olhar adiante e para os lados. Olhe para o céu. Informe-se, siga o bom Caminho e suas indicações celestiais. Deus não vai colocar você no Caminho, a atitude é sua.

Estamos vivendo dias difíceis. Quem poderia imaginar que em nossos dias, as famílias tivessem que sair em grandes passeatas, como ocorreu na França, simplesmente para defender sua existência. Os termos “pai, mãe e filhos” tendem a desaparecer dos documentos, para favorecer a minoria. Isto é modernismo justificável ou mentira pintada de verdade?

Jezabel entra e transforma os costumes, ensina o que lhe convêm de forma sedutora e é tolerada. E justamente pelo fato de ter o seu raio de ação nas famílias, seu ataque é para a destruição da mesma. O que realmente significa “moral e bons costumes”?

Esta é apenas a introdução. Nos tópicos das próximas sete semanas, abordaremos o seu raio de ação a começar da família, que é à base da igreja e da sociedade como um todo.

Ore, lute pela verdade. Você corre o risco de pensar que é um passarinho tentando apagar o incêndio numa floresta. Mas, se outros virem o seu gesto, se agregarão a você. E se por covardia ou cegueira não se agregarem, você continua e morre lutando pelo que é certo.
Deus nos abençoe.

Denise Passos