segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Boas lembranças

Este fim de semana foi abençoadíssimo. No sábado tivemos chá para mulheres no hotel Confort Inn, com finalidade evangelística e dois cultos no domingo um pela manhã e outro a noite.
A preletora Leide Miculic que veio de Boston com mais quatro pessoas, ficou hospedada em nossa casa e foi agradabilíssimo tê-los conosco. Ela trouxe consigo o acordion, o irmão que as acompanhava tocando violão e entramos madrugada a dentro cantando os hinos antigos, que carinhosamente chamamos de jurássicos.
Eu toquei acordeon na minha infância. Participei de um grupo que abrilhantava os cultos de ceia da Assembléia de Deus em Madureira composto de umas cinquenta pessoas uniformizadas tocando o instrumento repartido nas quatro vozes, (soprano, contralto, tenor e baixo) dirigido pela maestrina Querubina (saudade de correr no grande quintal e subir na frondosa goiabeira nos intervalos das aulas na sua casa, hahaha). Lembro-me do esforço do meu pai em carregar aquele instrumento pesado e tomar o ônibus para a igreja, só para que eu pudesse participar dos eventos. Minha mãe também teve classes de música só para me incentivar. Obrigado, se puderem me ouvir.

Aos dezesseis anos tive aulas de piano com o Professor Joãozinho da sanfona e, como a nossa casa era muito pequena não tinha espaço para comportar um piano, então eu treinava na igreja e Madureira com permissão do Pastor Paulo L Macalão. Meu acordeon ficou meio que aposentado e doamos para um irmã cujo nome não recordo, que tinha recursos para comprar um instrumento e sempre usava o meu nos cultos de uma congregação perto de nossa casa. Acho que depois desta época nunca mais tive um acordeon nas mãos.

Depois de muitos anos tive a grata satisfação de tocá-lo outra vez e foi bom demais. Thank God. Neste recomeço, Deus está me fazendo excelentes surpresas. Fazendo-me voltar às raízes e ver que ainda estou firmada nelas e, que elas são mais profundas do que eu imaginava e são elas me mantêm viva e verdejante. A vida da muitas voltas e algo de bom que aconteceu no passado e fez um bem enorme, de alguma forma volta para alegrar o coração nos momentos de dificuldade.

Creio que aqui também cabe o versículo “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás”. Eclesiastes 11:1
Viva bem o seu presente, porque ele retorna para você, em lembranças ou mesmo em situações, que poderão ser boas ou desagradáveis, dependendo que que foi plantado no passado. Viver bem o presente é estar no centro da vontade de Deus para a sua vida. O que passar disto vai retornar em frustração e tristeza. Minha infância foi privada de muitas coisas, mas não faltou o essencial, amor. E este amor nós vimos na doação que meus pais fizeram de si mesmos não só para comigo e meus irmãos, mas com todos aqueles que se acercavam de nós. Muitos foram abençoados com a nossa harmonia familiar. Nossa riqueza sempre foi superior a material e esta riqueza, aprendemos a repartir.

Algumas pessoas que não entendem isto, porque não vivem esta realidade, acham tolice à doação que fazemos de nós mesmos. Mas, cada um dá o que têm. E quando aprendemos a viver assim, não cabe outra forma. Este comportamento torna-se um estilo de vida.
Eu estou muito feliz e quis compartilhar com vocês esta minha alegria, que talvez pareça ser pouca coisa para alguns, mas no contexto atual é valiosíssima. Deus é simples e as coisas simples são as mais excelentes.
Obrigado.
Denise Figueiredo Passos

Foto 1 - Chá das mulheres em Delaware.
Foto 2 - Matando a saudade do acordeon.
Foto 3 - Parte do grupo instrumental
Foto 4 - Meus amados pais, Pastor Newton Figueiredo e Ilma de Almeida Figueiredo. Muita saudade.

4 comentários:

  1. Querida .
    Viver na vontade do nosso Deus , nos dá realmente muito prazer,no presente, passado e futuro, é muito prazeroso ter boas lembranças de momentos e pessoas importantes em nossas vidas. Isso sim é saber viver uma vida plena, apesar de todas as circunstancias diversas, Deus nos dá o seu amor atraves de amigos e irmãos, como vc mesmo disse.vc e sua linda familia foram um exemplo de amor e dedicação a Deus.
    Louvo a Deus por sua familia e por sua vida , um grande beijo no seu coração , cheio de saudades. amo vc.

    ResponderExcluir
  2. Denise, a mensagem do Domingo pela manha ainda ecoa no meu coracao!! infelizmente, quem nao foi nao tem dimensao da revelacao com que Deus nos presenteou!!!! "Gloria a Deus!!!"

    ResponderExcluir
  3. Ah Denise,
    Como tem sido bom ler estes textos... Me trazem à memória tudo que é esperança... São magnifícos!Me fazem muito bem lê-los e pensar como nossa infância era gostosa, diferente de tudo que vemos hoje. Deixe Deus continuar usando-a sempre. Um grande beijo e saudades...

    ResponderExcluir
  4. muito bom minha querida cunhada

    ResponderExcluir