segunda-feira, 29 de abril de 2013

CONFRONTANDO O ESPÍRITO DE JEZABEL – NA FAMÍLIA


Jeremias 6:16  afirma: “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele, e achareis descanso para a vossa alma, mas eles disseram: Não andaremos”. Jeremias 6:16

Deus criou o homem e a mulher sob a benção da fertilidade, para deixarem de ser apenas um casal e formar uma família completa. A harmonia familiar é parte do projeto de Deus. O homem foi criado para viver em PAZ com Deus, consigo mesmo e com seu próximo. Resumindo, Deus o criou para ser FELIZ.

Este homem que vivia no paraíso de Deus estava acostumado à perfeição. Tudo funcionava às mil maravilhas naquele lugar. Nada negativo penetrava a vida daquele casal. Seus sentimentos eram exclusivamente de amor, em unidade aliada à liberdade plena. Isto é, não havia divisões, prisões, ódio e engano na dimensão humana, e tudo mais que os acompanha. Mesmo que o mal já existisse, não exercia domínio sobre eles e cabia ao homem rejeitá-lo, obedecendo ao que lhe foi ordenado por Deus. O pecado do homem fez com que se abrisse uma espécie de portal para a entrada “da morte e do inferno, do anti-Cristo e do espírito de Jezabel” na dimensão humana, entregando o domínio com que Deus lhe presenteara; tornando-se sujeito a influência do mal de forma direta.

Quando houve o primeiro homicídio, toda a preparação do cenário, desde os sentimentos que foram lançados na mente de Caim, bem como a maquinação do plano para a violência efetuada, foi induzida pelo espírito maligno, mas Caim “gerou” o mal quando o alimentou em sua mente e o “concebeu” quando permitiu descer ao coração e matou a seu irmão Abel. O homem é responsável pelas escolhas que faz; tanto boas, quanto más.

Veja bem, quando Deus criou a Adão e Eva, uma das coisas que lhes delegou foi autoridade: Dominai sobre... O mesmo Deus disse a Caim: O pecado jaz à porta, cabe a você dominá-lo. Sendo assim, cabe ao homem dizer “não”, pois foi criado, não para ser domínio do pecado e consequentemente da morte, mas sim para dominá-lo e para a vida, e vida eterna.

Este espírito trabalha de forma sorrateira, sondando suas possibilidades, formulando estratégias para se instalar no seio de uma família, de modo a se perpetuar nela. Entra nos lares e consequentemente acaba entrando nas igrejas. Mas, como isto acontece se batemos no peito dizendo que somos salvos, lavados e remidos e pelo sangue de Cristo? Você e eu damos a permissão, assinando uma procuração, dando direitos legais de usufruto ao nosso inimigo. Então você diz: Eu não assinei nada...

Vejamos. Você tem autoridade sobre a sua casa e a sua família. Só entra em sua casa quem você permite, certo? Só participa da intimidade do seu lar quem vai acrescentar de forma positiva, trazer paz, amizade... Porém, o mal entra em sua casa sorrateiramente, com sua permissão, para minar a mente dos seus filhos, ainda na fase de inocência. O trabalho pernicioso que é feito por determinados programas de televisão, filmes, livros, jogos, corrompem a mente e o coração, que passa a tender para outros caminhos nunca antes imaginados a seguir. Quando a pessoa acorda, se é que acorda, já acha normal o adultério, o amor livre, roubos, assassinatos, revanches, vingança, conhecimento obstinado, decepção consigo mesmo por não alcançar o modelo levado ao ar... Antes, tudo era muito discreto, o ataque era em forma de mensagem subliminar, como as mensagens da Disney que todos nós assistíamos com nossos filhos. Mas, hoje com a permissão concedida, a coisa está escancarada e o que era mal já virou bem, o que era errado está virando certo. A ciência diz que na natureza nada se cria tudo se transforma. Pelo visto na natureza humana também acontece da mesma forma.

Jezabel entra em sua casa e começa a modificar os costumes e tudo aquilo que você idealizou de bom para a sua família. Mas, tudo é feito com seu consentimento, pois o mal age na legalidade concedida, por isso dificilmente vai embora. Uma vez consentida e assinada à procuração desse usufruto, você perde o domínio.

“O usufruto, é um instrumento legal que deixa muita gente confusa. Uma pessoa tem a propriedade de um imóvel, outra tem a posse. Quem tem a posse – na linguagem jurídica, o usufrutuário – pode desfrutar do imóvel, isto é, morar, alugar, arrendar... Quem detém a propriedade – em termos legais, o nu-proprietário – não pode fazer nada”, pois concedeu o direito legal a outrem. Diário do Comércio.

Pense sobre isto: Pertencemos a Deus, mas passamos uma procuração contra nós mesmos e o fazemos para um inimigo cruel.

A igreja começa em casa. Quem dos leitores ainda preserva o costume de fazer culto doméstico, ensinando os filhos a orar agradecendo a proteção de Deus? Existe leitura diária da Bíblia em sua casa? Você ensina a seus filhos a amar a Deus e honrá-lo sobre todas as coisas? Sob quais princípios sua família é estruturada? Como será a vida dos futuros líderes da igreja tendo a geração vídeo-game casada com Barbie; sem fundamento sólido no aprendizado e vivencia da Palavra?    Família fraca – Igreja fraca

A carta de Tiatira descrita em Apocalipse 2:18, enviada ao anjo da igreja, isto é ao pastor da igreja, responsável diretamente pelo rebanho; descreve um serviço nota dez, com qualidades e sentimentos nobres e crescentes. “Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras: Apocalipse 2:19. Igreja equilibrada, praticamente perfeita. Mas, é apontada por Deus com um erro gravíssimo.

“Mas, tenho contra ti que toleras a Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensinar e enganar os meus servos para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria”. Apocalipse 2:20 Para evitar confrontos e vergonhas, às vezes nos acovardamos e determinadas situações crescem, saindo do controle. Rm 2:1 Esta dita profetiza estava levando ensinos malignos como se fossem verdade, para dentro das famílias e das igrejas e o pastor os tolerava. Hoje, Jezabel vem disfarçada de: modernidade, direitos sem deveres, revanches, heresias, conhecimento obstinado e mal direcionado, beleza sensual, vingança, encobrimento de erros, “cuidados” com os aparentemente desfavorecidos e decepcionados, falsos elogios, massagem de ego... Pasmem. Nós também a toleramos.

“Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição, mas não se arrependeu”. Ap 2:21  É tempo de buscar a santidade de Deus. “Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”. Josué 3:5 - Jezabel é especialista em distorcer a santificação. Ela diz: Os princípios bíblicos não condizem com a modernidade. Somos seres evoluídos e precisamos viver como tal. MENTIRA - ENGANO

E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, e serão quebradas como vaso de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Apocalipse 2:26 a28

A igreja de Tiatira recebeu mais promessas de Deus do que as outras e uma delas é “poder sobre as nações”, isto significa autoridade restaurada.
O nome Jezabel significa, descasada, sem coabitação. Ela não se submete a ninguém, portanto se insurge contra a autoridade estabelecida. Ela quer liderar e manipular. Ao pastor, foi concedida a autoridade sobre a igreja, portanto só ele pode expulsar a Jezabel - não tolerando; não comendo de seus sacrifícios e nem permitindo que seu povo os coma.

Queremos consertar a igreja, mas não a partir de nós mesmos e das nossas famílias, da nossa casa. O chefe da família também foi colocado como autoridade e precisa agir como tal. Nossa família precisa ser bênção, porque fazemos parte da família de Deus. O Todo-Poderoso não se conforma com uma parte de nós.

Sinais de áreas de atuação do espírito de Jezabel.
Quebra de comunicação - Um fala uma coisa e entende-se outra.
Comunhão - cada um trabalha para si mesmo; nada em comum, sem compartilhamento; falta de parceria e confiança, competição...
Ciúme descontrolado – Possessividade -
Traição – Mentiras e engano – Todo e qualquer de fingimento
Falta de perdão – Amor fingido – Insubordinação
Relação Sexual ilícita – Violência de todo tipo
Homem e mulher que não assumem seu papel
Todo tipo de idolatria – Criar desculpas para erros
Convertimento de mentiras em verdades, etc.

É tempo de se por nos caminhos e observar, e perguntar pelas veredas antigas e qual é o bom caminho, para andar nele. Só assim encontraremos o descanso tão procurado para a nossa alma.

Deus nos abençoe.

Denise Passos

2 comentários: