segunda-feira, 12 de setembro de 2011

APROVEITANDO A OPORTUNIDADE

Na manhã de sábado, eu estava preparado o almoço, enquanto Giuliana, a minha neta de um ano e meio de idade, se distraia com um brinquedo qualquer sentada no chão da cozinha. Revirava-o de um lado para o outro, sacudia, observava as cores, quando de repente o olhar se voltou para o armário ao lado da pia, cujas portas ainda estavam abertas pelo fato de não ter sido encontrado o que se procurava nele. – “Vovó voltou para o fogão, acho que não encontrou o que estava procurando, vou ajudá-la”. Mais que depressa engatou a primeira e disparou engatinhando em direção à nova descoberta, sem perder tempo com o ensaio dos passos ainda lentos.

Ao chegar àquela que no momento comparava-se a oitava maravilha do mundo, esticou a minúscula perna e subiu na prateleira do armário. A mãe que a observava de longe se aproximou, não para retirá-la do local, mas para protegê-la de uma queda. “Quanta coisa diferente neste lugar!... Muitas caixas, pacotes, além de vasilhas plásticas contendo alimento. Que legal! Esta é uma grande descoberta. Nem sei por onde começar. Sou excelente desbravadora!”

Após alguns minutos de festa, Suelen a mãe dedicada, disse a Giuliana: Não, filha, já chega. Quando percebeu que seria retirada do armário, olhou para baixo a fim de calcular a altura, engatou a ré e desceu lentamente até alcançar o chão. Sentou, olhou para nós, que observávamos atentamente a proeza, deu um largo sorriso como se dissesse: Yes, consegui!

A vida oferece novidades a todos nós. As oportunidades aparecem todos os dias, em todas as fases da vida e de forma diferenciada, porém muitas passam batidas, porque não avançamos para desbravá-las. O medo de alcançar o que de longe parece inatingível, nos impede de chegar mais próximo para avaliar as possibilidades. Daí, continuamos a brincar com aquilo que está nos entretendo absorvendo assim toda a nossa atenção. O pensamento é o seguinte: - Já tenho este aqui. Para que nova distração?

O grande erro na sociedade atual, principalmente da juventude, é arranjar apenas com o que se distrair, não com o que se enriquecer. Perdem tempo precioso. Tempo irrecuperável, onde só a maturidade trará a consciência dos danos. Para que se enriquecer de conhecimento, se nos vídeo games da vida ganhamos todas? Somos os mais valentes, os mais fortes, os mais espertos e estratégicos e criamos oportunidades de passar em todas as fases dos jogos por mais difíceis que sejam. Nos jogos virtuais somos persistentes e não aceitamos não como resposta. A vida é um jogo real, onde é impossível mexer botõezinhos na luta diária pela sobrevivência. Conquistar posições requer esforço, habilidade, conhecimento, talento, inteligência, tudo ao vivo e em cores.

Quando olhamos um bebê de apenas um ano e um mês dando uma grande lição em questão de oportunidade, deveríamos parar e, repensar no que estamos fazendo da própria vida. Afinal, a disputa é grande e a fila anda com muita rapidez. Se, paramos ou atrasamos o passo, ficamos alienados e fora do contexto atual, perdidos no tempo e no espaço, por vezes, irrecuperável.

As crianças são destemidas e ávidas pelo descobrimento. E este arrojamento é mais frequente quando o adulto ainda não lhe passou os perigos que a vida oferece. Perigos inevitáveis que vem junto no pacote de vida de todo ser humano. A dificuldade dos dias atuais remete o indivíduo a ter medo do próximo, medo do desconhecido. O adulto deve atentar de que o excessivo cuidado com tudo e todos pode se transformar em neura e assim deixar escapar toda a singeleza do bem-viver.

O quotidiano oferece a todos a oportunidade de tornar-se uma pessoa melhor, mais atenta, mais feliz, mais participativa. E uma pessoa melhor vive mais e intensamente, não busca crescer com a oportunidade que a vida oferece ao outro, não faz do outro a escada para galgar posições, não cobiça a lavoura do vizinho, por se achar incapaz de produzir por si próprio, mas com humildade, busca aprender com sua maturidade. Cuida do bem-estar alheio a partir da paz interior. E assim, e apenas assim, pode cumprir o resumo dos mandamentos que Jesus nos ensinParte superior do formulárioouParte inferior do formulárioAmarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”.

Amar a Deus é viver a essência da qual viemos com inteireza de coração, na integralidade da alma, com toda força interior, buscando todo o entendimento sobre ele; amar ao próximo é não impor condições para amar e amar a si mesmo é fazer bem a si, no corpo, na alma e no espírito. Esta é a fórmula de equilíbrio do bem-viver. Aproveite a oportunidade que a vida te dá para ser feliz.
Deus te abençoe.
Grande abraço.
                                                                                   Denise F. Passos

4 comentários:

  1. querida é o medo do desconhecido
    suelen a mae foi de uma sabedoria
    mas poucos contam com uma mae tao esperta
    voce de uma observação tao sutil isto nao é comun
    minah amada vcs sao exceçoes nao o que acontece.

    familia remediada
    experiencias estereotipadas
    sofrencia s minimas

    tres geraçoes descritas
    as tres amostras voce suelen e a lindinah
    sao um tesouro do vovo da mamae e da filha
    vcs nao tem nem um pouco de culpa em permitir que a nenem faça esta estrepolia desbravador .

    e se ela caisse da prateleira e quebrasse a cabeça
    se fosse a empregada que tivesse cuidando dela estava ferrada s ealgo acontecese come elal , por isso teria que podar a descoberta.

    antes de falar que vc tem que permitir que deus trabalhe na sua desenvoltura, vc temque avaliar se a vida permiti vc dar lugar para recebelo
    a preparaçaõ de uma familia é algo fantastico
    vcs esto fazendo a parte de vcs dignamnete temque se iniciar a melhora do comportamento social e suelen esta bem na frente com este papel.
    mas denise vc prima pelo tuod belo.

    primeiro a port do armario nao podia estar aberta
    segundo nada podia estr fora do seu respectivo lugar
    vcs duas estao a toa isto é ociosidade
    a nenem esta sozinha no chao qu e falta de
    higiene.
    estou so brincando
    foi bela a sua descrição
    sua sutileza é agradabilissima
    voce tem uam maneira muito melosinha de ver as coisas que agrada
    por isso te amo vc ve glicose onde so existe amido.

    ResponderExcluir
  2. quero ver voce falar da destruição do tornado da droga em vaz lobo
    da pobreza das ruas do riio
    dos mendigos que estoa imperando no centro do rio
    do incendio que estragou o carnaval do rio
    da juiza que morreu em sao gonçalo
    da destrruição de madureira par afazer o metro que liga madureira a barra
    da promiscuidade do crime da hebe camargo do silvio santos quem foi lula o mal que existe em nos
    o retrato de dorian gray
    as viddeio cacetadas da vida
    porque vc nao nasceu alta
    qual a diferença do seu visual
    vc ja se sedntiu cafona
    ser gorda ou ser esbelta pros e contra
    o cabeloo est eartefato que sempre te presenteou
    o ser bela semn ser bibelo
    ser elegante sim o dondoca nunca
    ser conhecida como denise e nao esposa do ..
    ser pastora e nao mulher do pastor.
    a evoluçaõ do papel da mulher de 1980 1 2011

    ResponderExcluir
  3. minha amiga hoje peguei no seu pe
    alvissaras sao sempre bem vindas
    voce é o prototipo do bem parecer
    bela por fora
    mas sinceramnete
    voce tem recalque de algo
    se sente inferiorizada
    o que é o aborto na sua concepção]
    o que leva uma mulher a trair o marido
    quem ama nao mata
    mas quem odeia pode amar

    ser vo é melhor do que ser mae
    gozar é algo que deve ser incentivado
    sexo pecado qual a posiçaõ da igreja
    educação sexual deve ser inserid ana revista dominical
    ate onde vai a falsidade da doutrinas
    fragilidade da igreja

    como parar de ludibriar o povo cristao

    music gospel virou comercio

    vc é rude

    sutileza sem magoar eensinar é muito bom.

    vc me diverte tento te chocar e sei que vc contornara .

    e a katia minha queridinha cocmo responderia a este questionario . o objetivo é so ampliar o teu horizonte e te ffazeer pensar nao é nada para constrange la é so para apimentar o tempero

    ResponderExcluir
  4. É Amiga, o desconhecido nos faz sentir medos; mas, nós que conhecemos JESUS temos a certeza que Ele estará conosco em todas as empreitadas. E, como Ele é Onisciente, para Ele não existe desconhecido. Então, vamos descansar em Seus braços. Um beijo...

    ResponderExcluir