quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Captar imagem

Captar Imagens

No ano de 2002 minhas filhas estudavam no John F. Kennedy High School em Maryland, USA onde a caçula resolveu fazer pintura em tela como matéria opcional de Artes Plásticas.
Na época Suelaine estava com 16 anos, quando começou a desenvolver sua veia artística. Um dia ao conversarmos expressei meu desejo frustrado de também pintar em tela. Secretamente ela conversou com a professora que me deixou participar de algumas aulas, já que estas eram realizadas aos sábados, fora do horário das aulas regulares.
Na sala, havia diversos ambientes, que forneciam diferentes opções de estilo e inspiração, onde os alunos retratavam em seus desenhos e pinturas, a expressão da alma. Uma delas me chamou bastante atenção. A mesa posta para o café da manhã trazia uma bela toalha quadriculada, em vermelho e branco, xícaras com seus respectivos pires, bule e leiteira, manteigueira e talheres a postos. No centro, o destaque era um lindo vaso de “flores do campo” cujo colorido vibrante, disputava espaço com a exuberante cesta de frutas. Os pães dispostos na travessa aguardavam silenciosamente ao lado dos sortidos biscoitos, enquanto o majestoso bolo de chocolate completava o banquete.
Os alunos iam sentando-se a frente da mesa fazendo um semi-círculo, ávidos em retratar tão belo modelo. Grafite nas mãos, papel ou tela, muito trabalho à frente para aqueles alunos. Neste meu primeiro dia, fui apenas observar e captar detalhes da aula.
Num dado momento, levantei para ir ao banheiro e, no caminho de volta antes ir para o meu lugar, avistei a mesa de longe e a observei de outro ângulo. Sem chamar atenção caminhei lentamente até a outra ponta e percebi que a cada passo dado, a disposição dos elementos inertes mudava na ótica do observador. Todos estavam pintando os mesmos elementos em ótica diferente. Até o facho de luz que incidia da grande janela contribuía para esta diferença.Também passei por traz da mesa e a observei de onde não se tem um visual completo de todos os utensílios e guloseimas. Apenas o imponente vaso de flores continuava exibindo seu charme e mantendo o mesmo visual em 360 graus.
Um artista aprende a observar, a ver os detalhes quando estuda o futuro objeto de arte. Parte de sua alma, no que tange aos sentimentos e a personalidade estão embutidos no conjunto de coisas que tornam o produto final apreciado por todos.
Certa vez fui a casa onde uma amiga morava a trabalhava. Linda casa com piscina, um belo jardim, um salão de jogos e academia para ginástica de fazer inveja. Seu patrão havia falecido há pouco tempo e a esposa estava vendendo algumas coisas a fim de mudar-se para um apartamento menor.
No tour de visita, parei no atelier, onde inúmeras telas de variados tamanhos estavam expostas e observei as pinturas, principalmente as de grande porte que foram pintadas pouco tempo antes da sua morte. Os tons eram sempre escuros, pesados, bem sombrios, numa mistura de cores e objetos indefinidos que demonstravam a alma aflita e deprimida daquele homem, que infelizmente captava imagens de um ângulo totalmente lúgubre.
Em qualquer situação da vida, como na sala de pintura citada, as pessoas olham de diferentes ângulos dependendo do posicionamento e, é justamente a posição da mente e do coração que vai determinar o resultado final, como também ocorre no trabalho do artista.
Em tudo isto há um grande aprendizado no que tange ao respeito que se deve ter com as diferentes opiniões. A tendência das pessoas a ter opinião própria e, isto é bom, porém, excluir outras por causa da diferente forma de pensar, é uma tremenda “falta de respeito”.
A tendência do possessivo é impor sua vontade, e normalmente não se abre sequer para ouvir opinião alheia. Não observadora, a pessoa fecha-se em torno de si mesma no radicalismo, autoritarismo e outros “ismos” da vida, tornando-se indigesta.
Respeitar as diferentes opiniões é: abrir-se as possibilidades, ter a mente aberta para descobrir caminhos jamais percorridos, manter viva a versatilidade do universo humano, dar oportunidade de crescimento intelectual as pessoas com menor expressão, mas, que são inteligentes e tem muito a oferecer como contribuição à sociedade.
Enfim, respeitar as diversas opiniões é expandir-se, na consciência de que não se é o único, e principalmente, de que não se é “dono da verdade”. E que a “verdade” pode ser contemplada por vários ângulos sem deixar de ser VERDADE. O objeto em foco não se altera por causa da posição do observador, mas, aguarda silencioso: a captação da sua essência, dos seus detalhes, das cores, da luz, do relevo, da sobreposição; ávido a ser retratado pela sensibilidade do artista, ansioso por adornar ambientes antes descaracterizados e paredes nuas de beleza.
Deus, no anseio de ser retratado por nós revelou-se aos homens que o retrataram na forma do posicionamento da sua cultura, entendendo-o como possessão particular e não universal. Jesus saiu do seu lugar, dispôs todos os elementos necessários, captou todos os detalhes, e ensinou ao homem como manter um relacionamento sólido com o Pai, porém, como a tendência da história é se repetir; acabamos fazendo o mesmo que nossos antepassados. Na ânsia de acertar, erramos e o pior de tudo; erramos em nome de Deus.
Denise F. Passos

6 comentários:

  1. Olá irmã Denise,

    Esta mensagem é linda, e acima disso importantíssima.

    É imprescindível que estejamos semppre alertas para que nossas atitudes estejam sempre direcionadas pelo Espírito Santo; desta formas poderemos refletir a essência de Deus que, de tão maralhaviso, as mais belas palavras são sufucientes para expressar a sua grandeza.

    Abraços e A Paz do Senhor Jesus Cristo.

    Beatriz Couto

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ola querida!!!
    Fiquei feliz em conhecer este outro lado da minha amiga a qual teve o previlégio de receber de Deus esta tão bela inspiração!!!!
    Pois é estou observando a minha amiga por ângulo diferente e percebo que a cada passo que dou vc me surpreende.rs rs rs!!!!!
    Beijos e que Deus continue te iluminando!!!
    Miriam

    ResponderExcluir
  5. Olá querida,
    Que linda mensagem. Costumo dizer que uma das coisas boas do envelhecer é a consciência que vamos tomando de coisas que existem no mundo e não as percebemos quando ainda somos jovens. Deus em sua total sabedoria, fez um mundo diverso e sobre o já diverso contemplou com a diversidade pela observação. A nós cabe agradecer pelo discernimento que Ele nos concede para a percepção de tanta beleza.
    bjs. Angela Azevedo

    ResponderExcluir
  6. Mãe, tenho tanto orgulho de ser sua filha, para mim a senhora é exemplo em tudo. Sabe aquela criança que vê o pai alcançando algo que está no alto e o observa com tanta admiração que almeja chegar um dia a alcançar aquela altura também, me sinto assim em relação a senhora. Te amo muito.
    Continue nos iluminando e melhorando a forma de pensarmos fazendo-nos sempre refletir com suas escritas tão inspiradas.100000beijos.
    Sua filha Suelen.

    ResponderExcluir