quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Happy Thanksgiving



Happy thanksgiving -- Feliz Dia de Ações de Graça



Desde que minha família e eu viemos morar nos Estados Unidos, em janeiro de 1999, conhecemos novos costumes da cultura deste país, passando a assimilar um pouco da cultura americana. Cresci assistindo aos filmes da sessão da tarde e os seriados que são chamados de enlatados, por muitos, mas, para bons observadores trazem muito da história e cultura local. Bastante observadora, passei a conhecer lugares, parte da história, estações do ano, celebrações, política e religião. Sem imaginar que um dia viria parar aqui. Graças aos chamados enlatados, vim conhecendo em parte o que vivo hoje, ao vivo e em cores.

A adaptação a um novo lugar sempre requer boa vontade. Eu mergulhei de cabeça no meu objetivo de aprender inglês e trabalhar para me sentir útil. Tudo era novidade e os amigos se incumbiam de nos ensinar a viver da melhor forma e aproveitar as benesses da terra que, ainda mana, leite e mel. No final do ano, mais especificamente no início de novembro, começamos a decorar a casa para celebrar o dia ação de graças. Amigos e famílias se reúnem para agradecerem as bênçãos recebidas.

Lembro-me como hoje, em nosso primeiro thanksgiving. Fomos a igreja num culto matutino, onde cada um levou um prato diferente, para o delicioso café da manhã. Logo após, subimos ao templo para cultuarmos ao Senhor, agradecidos pelas inúmeras bênçãos alcançadas. Terminado o culto fomos para casa, era hora de preparar o tradicional almoço de Thanksgivem. Celebramos este dia em casa de amigos que nos ensinaram a história e como comemorar este feriado.

Em 1621, os colonos ingleses que também chamados de peregrinos, antes do inverno chegar, instituíram um dia de agradecimento pela colheita anual. Na colônia Plymouth em Massachusetts, reuniram as famílias e os índios da tribo Wanpanoag, num dia de agradecimento pela fartura de alimento, que aos poucos foi se tornando uma tradição. Porém, em 1789 o então presidente, George Washington, tornou feriado nacional à quarta quinta-feira do mês de novembro para esta celebração.

No Brasil, esta celebração também faz parte do nosso calendário, mas, talvez por não ser decretado feriado, ou pelo fato do povo não entender o espírito desta comemoração, ela passa batida como um dia comum. Na Lei de número 781 de 17 de agosto de 1949, no governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o congresso estipulou que a última quinta-feira do mês de novembro seria o dia Nacional de Ações de Graças. Só em 1966 o então presidente Marechal Humberto Castelo Branco mudou a data para a quarta quinta-feira do mês de novembro, a fim coincidir com o resto do mundo na celebração.

Muitos no Brasil, nem sequer tem conhecimento desta data comemorativa. As igrejas perdem a oportunidade de mostrar ao mundo que, as pequenas diferenças que nos separam, são tão ínfimas quando comparadas Aquele que nos une, no espírito de gratidão que habita em nós. Unidade vai além do que imaginamos. Semear gratidão é exercício familiar. Eu aprendi isto desde criança, com meus pais, em nosso lar. Porém, as famílias; que são a base da nossa sociedade, e portanto da Igreja, vive uma troca absurda de valores. Mas, você e eu podemos começar a mudar o curso desta história, fazendo a nossa parte em formar a consciência de outros. No Brasil já existe um movimento que divulga e promove a celebração de ação de graças em várias regiões.

Dois anos atrás, eu estava no Brasil e no mês de outubro, comecei a perceber a movimentação do comércio e de algumas pessoas na comemoração do Holloween. A festa das bruxas comemorada no dia 31 de outubro, finalmente chegou ao nosso país. Chegou atrasada, porém, ganhou espaço cativo, pois, em pouco tempo conquistou mais fama do que o “Dia Nacional de Ação de Graças”. Até algumas escolas já tem esta festa em seu calendário.

Isto nos serve de alerta. Enquanto não revermos nosso conceito de cristianismo, fazendo com que o mundo veja a integridade da verdadeira luz brilhando em nossa face, refletindo o existente no interior, continuaremos a ser enxergados como um povinho; que relega o imprescindível pelo importante. Se algo tão sublime como a gratidão não estiver em nosso coração, seremos como o sino que retine, fazendo muito barulho, mas completamente ocos.

Happy Thanksgiving!!!

Feliz dia de Ação de graças!!!

Denise F Passos

4 comentários:

  1. Querida irmã Denise,

    A paz do Senhor,

    Fiquei feliz pela sua iniciativa em criar o seu blog.

    Já gostei da matéria.

    Que Deus lhe abençoe.

    Um grande abraço,

    No Amor de Cristo,

    Pastor Flavio Constantino

    ResponderExcluir
  2. Querida Denise,

    Eu adorei a materia e eu tambem penso como voce que seria muito bom que o Brasil adotasse os bons costumes, nao so dos americanos mas tambem de outros povos, mas a como diz aquele hino, "a comecar em mim, quebra coracoes, Senhor".

    Vamos sim comecar a diferenca em nossa comunidade e pq nao no nosso Pais.

    Beijos e a paz do Senhor.

    Angela Colson

    ResponderExcluir
  3. Olá, amada irmã Denise,

    Adorei o seu blog. Parabéns... Aliás, não me surpreende pq. de você sempre espero ações inteligentes e criativas.
    Linda matéria, que já nos adiciona a informação do dia de graças. Eu mesma, mesmo conhecendo o thaksgiven, não sabi que até por lei é existente no Brasil.
    Precisamos e podemos sim, colaborar e estimular com boas informações para disseminar os bons costumes, até pq., o chamado "povinho" é ao contrário, um grande povo que traz no seu seio (na maioria) o amor por Cristo e a vontade de melhorar.
    Vou continuar lendo, postando e divulgando e desejando um sucesso total para o seu blog.
    Bjks,bjks Angela Azevedo

    ResponderExcluir
  4. Oi, irmã Denise,

    Parabéns pelo seu blog.

    Adorei a matéria!

    De fato, precisamos nos mover para cultivar em nós aquilo que pode nos fazer crescer, e transmitir àqueles necessitam a luz que carregamos em nós, o Espírito Santo, e claro,
    o hábito de graças ao Senhor por tudo de maravilhoso que nos tem feito.

    Neste momento, agradeço por poder ser abençoada pelo dom que Ele a concedeu..rs

    Abraços e A Paz do Senhor Jesus Cristo!!

    Beatriz Couto

    ResponderExcluir