segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reforma Protestante ou Halloween?

Hoje, 31 de outubro, um dia comum como outros, mas a data vem sendo disseminada em várias partes do planeta como celebração do Halloween. Uma festa demoníaca, que muitos cristãos vêm adotando como comportamento de vida. Parece simples brincadeira de carnaval como acontece no Brasil; todos se fantasiam e curtem à vontade. As fantasias também fazem parte desta festa, cujos fantasiados representam os maus espíritos que precisam ser acalmados com presentes. Os doces que são oferecidos, atuam como uma especie de aliança de paz. As crianças fantasiadas, batem as portas e quando lhes é oferecido muitos doces eles saúdam com benção, mas se não lhes é oferecido nada, rogam uma "praga". Tudo muito inocente e celebrativo no aniversário da bruxa, é claro! Enquanto a brincadeira rola nas ruas, clubes e nas casas, simultaneamente, a vida de muitas pessoas está sendo sacrificada em rituais ocultistas, pois este dia é uma das datas principais em suas celebracões no reino das trevas.

A malignidade disfarçada, cega.  O povo esquece que por traz daquelas máscaras, há vida inocente que está sendo ensinada a acalmar o mal e não a combater. O mal se tornou um aliado necessário, surreal e celebrado dentro das casas, das nossas escolas e pior,  dentro de muitas igrejas. Pois, enquanto brincamos de servir a Deus, o inimigo que cega, aprisiona e enclausura a alma de tantos inocentes, não brinca de ser mau. Enquanto descremos que o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra", nossos filhos são ensinados a crer que duendes e fadas são seus protetores e que ser bruxo é  muito legal, por causa do poder sobrenatural, afinal, os dons do Espírito, são para o século passado.

O que a maioria dos cristãos não sabe, é que nesta mesma data é celebrado um fato importantíssimo para a igreja Cristã, Evangélica. Em 31 de outubro de 1517 em frente à igreja do castelo de Wittemberg, Martinho Lutero protestou contra a doutrina fora da Palavra, formulando suas noventa e cinco teses que ficou conhecida como os “Cinco Solas” e que culminou na reforma protestante.

O documento provocou a contra-reforma que por razões meramente políticas, provocou inúmeras mortes dos dois lados da igreja. A coisa não está muito diferente hoje em dia, quando alguém mata o seu semelhante em nome de Deus. Enquanto isso, Jesus Cristo veio para dar vida e vida em abundância. Esta vida abundante é desprezada em troca das alianças feitas com o sistema de morte e seu engano.

O favorecimento da reforma na tradução da Bíblia foi descomunal. Agora o povo podia ler as escrituras sagradas e conhecer um pouco mais do que lhes era negado nas missas em latim realizadas com endereço certo, a burguesia. Quase quinhentos anos depois, vale uma big celebração deste ato heroico, pois em qualquer lugar por mais humilde que seja, a Bíblia está lá. A Boa nova do evangelho é apregoada de modo simples e culto, de modo informal e tradicional, em livros convencionais e em Ipad, nas igrejas e nas casas, nos palacetes e nos casebres. Ela pode ir a todos os lugares e alcançar a todos os povos.

Surgiram muitas denominações derivadas da reforma protestante. Mas, o fundamento é o mesmo, nosso Senhor Jesus Cristo. E o que nos une é maior do que as pequenas cláusulas nos estatutos internos que nos separa. Precisamos acordar para a união que deve existir entre nós. Quanto tempo ainda precisará para Jesus, o Cristo,  fazer da Sua igreja uma só? Como igreja que somos, a cruz de Cristo e tudo o que ela representa deve nos levar a ser um só coração com Deus, nosso Pai. Dando menos importância aos rótulos para que a essência, o nome do Todo-Poderoso seja engrandecido. Enquanto isto não acontecer, Halloween, vai ser encarado como celebração mais importante do dia que Deus consagrou como data para a Reforma da igreja que protestou contra as heresias disseminadas pela "soberba".

Este quadro que achei na Wikipédia mostra o surgimento das denominações ao longo dos últimos séculos. Vale a pena conferir.
Ramos do Protestantismo.

Precisamos acordar enquanto temos tempo e liberdade para isto. Virá um tempo em que o desejo será maior do que a oportunidade. Virá um tempo em que a liberdade será apenas um sonho. Virá um tempo em que a igreja de Cristo não mais estará aqui. Antes que seja tarde, diga NÃO ao que deve ser rejeitado.

Deus nos abençoe com ousadia.

Denise Figueiredo Passos